Discografia

Kim Dongwan sempre foi um artista do Shinhwa. Como ator, ele trabalhou em diversos shows e um filme, mas como cantor ele sempre disse que pertencia a algo maior, ao Shinhwa. Mas em 2007 ele decidiu voar solo. Considerando os apelos das fãs, Dongwan também precisava encarar o alistamento obrigatório e o tempo em que o Shinhwa ficaria separado. Era o momento de fazer mais.

Foi em 2007, julho, depois de alguns meses de atraso, que Kim Dongwan lançou seu primeiro álbum solo, Kim Dongwan iS, com a curiosa faixa título “Lenço” (Handkerchief). A música – uma balada – veio como um sucesso, e o álbum contrariou algumas das perspectivas menos otimistas, ficando, por várias semanas, no topo das paradas Hottracks e Hanteo. Sim, muitas pessoas pensavam que era um risco para Kim Dongwan vir solo com um álbum completo; seria mais seguro para ele se lançasse um single, primeiro. Mas ele se saiu muito bem, e seu primeiro álbum foi um sucesso.

Ainda em 2007, lançou a edição “repack” desse primeiro álbum, contendo a música Handkerchief remixada e a inédita Listen… for Shinhwachangjo, uma música que ele escreveu para suas fãs.

E 2008, Kim Dongwan teve que encarar muito trabalho, lidando com o Shinhwa e sua nova carreira solo. Foi ainda no final de 2007 que o Shinhwa se apresentou na China e no Japão em uma pequena turnê chamada “Shinhwa Forever”. Era o “final” do Shinhwa, aquelas seriam as últimas apresentações que ele faria em solo internacional antes de se alistar. No início de 2008 Kim Dongwan esperava lançar seu segundo álbum, mas as gravações do 9 álbum do Shinhwa e os últimos concertos na Coreia, para comemorar o aniversário de 10 anos do grupo, apenas o permitiram terminar suas gravações solo em maio.

The Secret; Between Us veio bem diferente. Versátil, o álbum tem vários estilos – passando desde as baladas que preencheram o primeiro álbum, a eletrônica e o grand beat – e sem muitos duetos. Pudemos ter o suficiente (?) da voz de Kim Dongwan, que estava melhor do que nunca. A música principal, The Secret, é uma batida eletrônica que surpreendeu até as mais dedicadas fãs.

Para a edição repack, Kim Dongwan escolheu uma balada como título, A Man’s Love, e lançou em julho de 2008 The Secret; Part II. O novo álbum vinha com as faixas Regret, inédita, e Goodbye’s Call, um dueto com JaeSeok (Wanted), que já tinha sido lançada previamente em seu álbum.

Para sua despedida, nos dias que precederam o alistamento, Kim Dongwan lançou o single Promise, destacando a já esperada melancolia do momento. Preparando a si mesmo – e a suas fãs – para 26 meses longe do show business, as duas músicas – Promise e Can’t Forget – vieram preenchidas com dor, tristeza e promessas de retorno. A primeira é um dueto com YunHa, e a segunda é uma balada piano-voz que conseguiu arrancar lágrimas de todos.

Depois de 26 meses separado de seus fãs e do Shinhwa, Kim Dongwan retornou ao mundo dos espetáculos focando seus trabalhos iniciais no Japão, com o single Summer Girl. O álbum contém faixas gravadas em Japonês, idioma pelo qual Kim Dongwan tem apreço.

CONFIRA A DISCOGRAFIA COMPLETA DE KIM DONGWAN:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s